Revolucionar

Revolucionar

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Do Blog do Marcelo Salles - Viva CubA!

Novo filme de Michael Moore
30.07.2007 04h10

Acabo de assistir a um trecho do novo filme de Michael Moore. "Sicko" é uma crítica ao sistema de saúde estadunidense, mercantilizado até a alma e que, na prática, garante o direito à vida a quem tem dinheiro e abandona os pobres à própria sorte. Moore vai a Cuba com alguns bombeiros e voluntários que adoeceram por trabalhar nos escombros das torres gêmeas, em Nova York, e descobre um tratamento médico pautado pelo humanismo. Em Havana, eles se surpreendem ao encontrar o mesmo remédio que custa 120 dólares nos EUA por 5 centavos de dólar. "É como um insulto", diz uma das visitantes.

Enquanto a câmera caminha pelo Hospital de Havana, Moore narra: "O índice de mortalidade infantil cubano é menor que o dos EUA; aqui em Cuba a expectativa de vida é maior do que nos EUA. Aqui não nos pediram dinheiro ou convênio médico. Pediram apenas nome e data de nascimento". E pra quem esperava um hospital velho, com falta de equipamentos, surpresa: o Hospital de Havana é moderno e o equipamento, novo em folha. Às lágrimas, uma mulher que não conseguiu tratamento nos EUA, seu país de origem, diz para o médico cubano: "É muito difícil escutar que tudo isso é de graça. Nos últimos 20 anos da minha vida gastei muito dinheiro em tratamentos médicos".

Por isso Cuba é considerada uma ditadura pelas corporações de mídia. E o pior é que muitas pessoas assumem este discurso e o repetem indiscriminadamente. Ontem mesmo um grande amigo meu disse, com todas as letras: "Fidel é um ditador". A existência de Cuba será sempre inaceitável para o governo dos EUA por uma razão muito simples: trata-se da negação da mercantilização da vida, eixo principal do lucro do sistema capitalista. Cuba prova que, mesmo com todas as dificuldades e carências de recursos naturais, é possível construir uma sociedade sem analfabetos, sem miseráveis e sem pessoas doentes. Prova ainda que para ter acesso a comida, medicamentos e educação não é preciso ter dinheiro. Por isso as corporações de mídia, servis ao governo Bush, repetem feito papagaios: "Fidel é um ditador; Cuba é uma ditadura selvagem". Seu lucro advém da exploração do ser humano.

Nenhum comentário: