Revolucionar

Revolucionar

terça-feira, 20 de março de 2012

MAIS UM DIA HISTÓRICO DE UM PROJETO DE LUTA.


MAIS UM DIA HISTÓRICO DE UM PROJETO DE LUTA.

Ontem, dia 19 de março de 2012, foi mais um dia para entrar na história do Projeto Integrar, que vem sendo consolidado, com a participação de uma equipe de professores, engajados, na luta, por uma educação totalmente gratuita, como direito, para todos estudantes.

Foi realizada, uma aula inaugural, que não existe em lugar nenhum, com a presença dos estudantes de 2011 do Projeto Integrar, estudantes que estão frequentando os bancos universitários, e estudantes de luta, que ainda não romperam as barreiras da exclusão universitária, mas que tiveram a coragem de ir lá na frente e dizer para todos, que eles não passaram no vestibular - ainda -, mesmo assim seus depoimentos contagiaram a todos.

A realidade brasileira, ainda apresenta os traços da exclusão, a maioria dos universitários que entram nas universidades públicas são de escolas particulares, pois o sistema de avaliação dos concursos vestibulares, afunilam as oportunidades para os estudantes de escolas públicas, que tiveram seu ensino médio, no período noturno, sendo que a maioria desses estudantes, ainda são ao mesmo tempo, trabalhadores, realizando triplas jornadas para manter a casa.

Para enfrentar essa realidade imposta, o Projeto de Educação Comunitária INTEGRAR, vem atendendo trabalhadores estudantes, que sonham em estudar em uma universidade, mas que não apresentam as condições de concorrerem em um concurso vestibular, sem antes relembrar os conteúdos do ensino médio, que não faziam, e muitas vezes insistem em não fazer sentido para as nossas vidas, para o nosso dia a dia.

Cada fala de um estudante do Integrar, foi uma conquista, uma vitória, um momento de pensarmos, como equipe, que o que estamos fazendo e lutando dia a dia, está se concretizando, pois esse Projeto Comunitário tem uma característica ímpar, ele é envolvente, as pessoas se sentem pertencentes, se sentem parte da história sendo construída dia a dia, e assim, se colocam a disposição para se somar na luta.

Desde o processo de divulgação, na colagem dos cartazes, nas panfletagens, até na organização coletiva dentro da universidade, os estudantes estão construindo um processo de transformação, para garantirmos à todos os direitos dos estudantes universitários.

Temos muito que avançar, mas sabemos – através dos depoimentos dos estudantes e falas dos professores - que estamos no caminho correto, com autonomia, participação coletiva, estamos construindo o novo.

Para finalizar as atividades da noite, tivemos uma roda de capoeira, com um estudante também do Projeto Integrar. O momento cultural foi fundamental para nos humanizarmos mais, para sair daquela educação conteudista que não leva a nada, para fazer sentido a vida, o envolvimento com o mundo real, com atividade de lazer, com a musicalidade da alma e do corpo. Isso tudo é INTEGRAR, e você pode fazer parte desta história, construindo de forma coletiva.


                                      
Kleicer Cardoso Rocha
educador popular

3 comentários:

aprendernuncaetarde disse...

Show vou postar para todos verem!!!

aprendernuncaetarde disse...

ah, esse blog é meu , já faz tempo que fiz, e tenho que começar a reaprender a mexer nele.
Luciana

KLEICER - por que é preciso revolucionar! disse...

muito bom, importante para escrever as suas ideias.