Revolucionar

Revolucionar

quinta-feira, 3 de maio de 2012

ESTUDANTE PABLO, PRESENTE!



Para mim, ir às aulas do Projeto Integrar, é renovar as forças para continuar na luta, ouvir e ver os trabalhadores que estudam super empolgados e participando dos debates, me deixa extremamente feliz e empolgado para fazer a revolução com a profissão que escolhi.

Em tempos, onde os professores estão passando por uma luta homérica, não só por melhorias salariais, mas por melhores condições de ministrar as aulas, pela autoridade perdida, a falta de responsabilidade dos estudantes quanto aos trabalhas e provas, o descompromisso da maioria com a aprendizagem. Isso entristece o professor que está na frente tentando dialogar com essa geração de estudantes. Isso quando sua voz se faz ser ouvida.

A escola (estava) está (será sempre?) desinteressante, temos que pensar novas formas para nossa educação, pois o que temos é desolador. Aprovações automáticas, sem conhecimento, trabalhos paralelos encima de trabalhos paralelos para recuperar notas, provas de recuperação e mais prova pra recuperar a nota da prova de recuperação. E mais uma vez o que aprendemos? Quase nada. Educação sem a instigante curiosidade de aprender o desconhecido, não é educação. É enrolação, conteudismo inútil, sem sentido para a vida. E sem sentido não há aprendizagem.

Temos que mudar isso, ou o caos se aproximará, a universidade está começando a sentir isso, estudantes que não sabem interpretar, quem dera escrever uma análise reflexiva de uma obra ou autor, debate então, oxalá! Alunos alienados nos seus mundinhos com seus equipamentos eletrônicos curtindo as frases belas dos amigos nas redes virtuais.

Por outro lado, quão animador é entrar numa sala de aula, num auditório, num ginásio lotado (meu sonho), e ter estudantes com as mãos levantadas para fazerem questionamentos, estudantes que no dia anterior já lhe mandaram textos te questionando sobre a situação da realidade mundial, brasileira, e florianopolitana.
Quão animador ver e ouvir os estudantes falarem as suas ideias, o que pensam, pois cada ideia surge de um momento de reflexão, além disso, animador ver o respeito dos estudantes ao ouvir as ideias dos seus colegas, isso faz com que todos possam aprender o novo, a descobrir coisas novas, antes nem imaginadas em nossas mentes como possível.

Isso faz toda diferença na vida de um EDUCADOR, assim dá gosto preparar as aulas, da gosto se matar estudando, da gosto mandar material de atualidades, da gosto fazer exercícios, da gosto se reunir aos sábados para debater as turmas do Integrar, da gosto fazer aulões aos sábados, da gosto fazer saídas de campo aos domingos, da gosto lutar por esses estudantes, da gosto conversar com eles.

Sinto-me um privilegiado, por terem todos vocês como estudantes: trabalhadores, migrantes, nativos, pais e mães de família, com tripla jornada de trabalho, guerreiros e guerreiras, que ainda sonham, de poder, UM DIA, passar no vestibular e fazer UFSC!

Vocês são de uma preciosidade incrível, estão juntos com a gente no Integrar construindo uma nova forma de EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, construindo conhecimento juntos, fortalecendo os laços de solidariedade, de humanismo, de companheirismo. Coisas que faltam e muito, no projeto de sociedade que vivemos.

Por isso, temos a obrigação de espalhar essa ideia. Temos que construir um NOVO PROJETO DE SOCIEDADE. SOCIALISTA. COMUNISTA. HUMANISTA.
            
           Agora, animador mesmo, é quando no calor do debate, lá no fundão, surge uma mão levantada, só esperando a sua vez de falar, depois de ouvir vários argumentos contras e/ou a favor da causa debatida. Eis que vem um estudante cheio de conhecimento, com um poder de síntese, desenvolvendo uma analise critica, construindo os argumentos com base em todas as categorias estudadas e apropriadas, falando serenamente e pausadamente, utilizando todos os elementos visuais da sala, se expressando de uma forma natural, como se estivesse lendo um texto a sua frente. Deixou o educador na frente sem ação, aquele minuto de silencio para nossa auto reflexão, aquele momento de parar tudo, de grande êxtase. E aí, cair nas graças do público, com aplausos de alegria geral.
              
       Essa é a grande recompensa do educador, que se desapega de tudo, para junto com todos compartilhar do conhecimento, e junto com todos, no debate das ideias construir um mundo melhor e possível para se viver, mais humano, mais coletivo, mais parceiro, mais comunitário, mais solidário, mais companheiro.

A todos os Educadores do Projeto Integrar, parabéns por sua dedicação, por fazer educação com paixão. Estamos conquistando mentes e corações para a causa comunitária e Integrar.

Tenho orgulho de poder fazer parte dessa história, ÚNICA, feita por NÓS.
Kleicer Cardoso Rocha
                                                                                                                           Educador popular.




                                             

Um comentário:

Anônimo disse...

Com toda certeza, essa é a 2ª família que me faz feliz todos os dias :DD Parabéns a todos os professores que deixam de ter um tempo de descanço e lazer, para ensinar jovens e adultos que trabalham. E esses alunos também são guerreiros, pois muitos tem família para cuidar e alimentar, e estão lá estudando para melhorar seu modo de viver. Espero poder fazer parte dessa família sempre! Abraços.

Alexandre SS