Revolucionar

Revolucionar

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

ESTUDANTE REVOLUCIONÁRIA 2014 – TAMYRES FERRI: PRESENTE


Tamyres Ferri com as crianças da Comunidade José Boiteux – Maciço do Morro da Cruz/Fpolis 2014
              
            São poucos aqueles estudantes EXTRAORDINÁRIOS, que fazem a diferença e revolucionam o cotidiano. Estudante com visão de mundo, pronto a se envolver, participar e transformar a realidade desigual.

                      Lembro-me da sala de aula, no Projeto Integrar, na escola pública Henrique Stodieck, no ano de 2011, na segunda carteira da fila do meio, sempre muita atenda as aulas, seu olhar brilhante a cada encontro. Essa estudante, que tive a oportunidade de compartilhar os conhecimentos, se chama Tamyres Ferri.
   
                  Após participar do Integrar, a estudante foi aprovada no curso de Agronomia da UFSC, um curso de período integral, porém continuou no Integrar, com a Equipe da GESTUS (Gestão Estudantil Universitária Integrar ).

                Com seus conhecimentos produzidos na academia, e com a participação na GESTUS, as ideias e o envolvimento foram amadurecendo, as experiências foram se concretizando, até que nesse ano de 2014, a estudante Tamyres Ferri, pode tomar a iniciativa junto com os estudantes da GESTUS e dar início a uma intervenção social na Comunidade José Boiteux.

                Surge aí, o projeto da Horta Comunitária da GESTUS. Com muito trabalho, desde a busca das sementes, a limpeza do terreno, o preparo da terra, mas com as múltiplas mãos, fomos da teoria à prática trabalhar as nossas ideias, com os estudantes da GESTUS concretizando nossos sonhos na Horta.

                Com essa ação, podemos ver o papel transformador que a educação pode cumprir na nossa sociedade, e é isso que estamos desenvolvendo com o Projeto de Educação Comunitária Integrar, deste as primeiras aulas, com um debate problematizador da nossa sociedade do capital, das mazelas das desigualdades, dialogando com a realidade dos nossos estudantes.

                Assim, quando os estudantes do INTEGRAR entram na universidade, não entram para viver uma jornada individualista, egoísta. Mas sim, desenvolver os conhecimentos para cumprir com a função social de um estudante universitário. Compartilhar seus conhecimentos com a comunidade, fazendo um desenvolvimento de base local.

                Com a GESTUS, um coletivo de estudantes do Projeto Integrar, conseguimos articular os conhecimentos dos estudantes, auxiliando na sua permanência na universidade, com um compromisso social responsável perante a sociedade.

                Nosso compromisso é transformar nossas múltiplas realidades, por isso, estudantes como a Tamyres Ferri, são fundamentais, e merece todo o reconhecimento como ESTUDANTE REVOLUCIONÁRIA, que colocou seus conhecimentos no desenvolvimento de uma sociedade mais humana, social e solidária.

                Muito orgulho menina, de ser seu professor no Integrar, companheiro de LUTA na GESTUS, e amigo de caminhada.

                Outros estudantes estão na luta conosco, desenvolvendo seus projetos de intervenção social. E 2015 teremos mais atuação, participação e envolvimento dos estudantes INTEGRAR-GESTUS.

                Por que JUNTOS, SOMOS MAIS FORTES.

                JUNTOS, PODEMOS TUDO. POR QUE É PRECISO REVOLUCIONAR.

Kleicer – educador Projeto Integrar, membro da GESTUS.


Fotos da nossa AÇÃO TRANSFORMADORA. DAS IDEIAS ÀS PRÁTICAS.

(ver mais Projeto Integrar em http://www.projetointegrar.org/)
(ver mais sobre a GESTUS no sítio: http://gestaoestudantil.wix.com/gestus).

Nenhum comentário: